Notícias

1 04/11/2025 09:09

A Polícia Federal, com apoio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), realizou nesta segunda-feira (3) a Operação Anilha Fria, que apura a comercialização ilegal de anilhas utilizadas no Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros (SISPASS). A ação foi motivada após a identificação de anilhas falsificadas sendo enviadas pelos Correios para serem usadas em aves provenientes do tráfico de animais silvestres.

O SISPASS é um sistema do IBAMA e do ICMBio destinado a registrar criadores e criadouros autorizados, controlando a criação legal de espécies da fauna brasileira. Cada ave registrada recebe uma anilha de identificação colocada ainda na fase juvenil. A falsificação desse item permite que traficantes apresentem animais silvestres capturados ilegalmente como se fossem de criação autorizada.

Durante a operação, 32 aves foram apreendidas em Salvador. Os animais foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), onde passarão por avaliação e recuperação, com possibilidade de retorno ao habitat natural.

De acordo com os órgãos envolvidos, o tráfico de animais silvestres provoca desequilíbrios ambientais e pode contribuir para a redução e até extinção de espécies. A legislação brasileira permite a criação apenas de animais provenientes de criadouros comerciais registrados no IBAMA e autorizados no Sistema Nacional de Gestão de Fauna (SisFauna).

Os envolvidos na falsificação podem responder por crimes relacionados ao tráfico de animais, maus-tratos, receptação e falsificação de selo ou sinal público.

Redação: Vale FM







Av. Governador Lomanto Júnior - Edifício União Empresarial Center, nº 23 - Centro - Amargosa/BA.
Tel.: (75) 3634-3239 (Whatsapp) - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Vale FM - Todos os direitos reservados.