Notícias

1 16/10/2025 09:32

Ação ocorre na Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro; Justiça bloqueia R$ 6,5 bilhões em bens de empresário investigado

A Polícia Civil da Bahia deflagrou, nesta quinta-feira (16), a Operação Primus, que tem como alvo um esquema bilionário de lavagem de dinheiro e adulteração de combustíveis com ramificações em três estados: Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro. O principal investigado é o empresário Aloísio Batista Cardoso, apontado como líder da organização criminosa.

A operação contou com a participação de mais de 170 policiais civis e foi coordenada pelo Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, Crimes Organizados e à Lavagem de Dinheiro (Draco-LD). Segundo as investigações, o grupo mantinha uma rede empresarial voltada à adulteração e comercialização irregular de combustíveis, utilizando mais de 200 postos para ocultar bens e movimentar valores obtidos de forma ilícita.

Os investigadores apontam que os postos eram usados como fachada para ocultação patrimonial, dificultando o rastreamento do dinheiro obtido em fraudes fiscais e outros crimes financeiros. A polícia também apura ligações entre o grupo e uma organização criminosa de São Paulo.

Durante a ação, a Justiça determinou o bloqueio de R$ 6,5 bilhões em bens, incluindo imóveis, veículos e contas bancárias dos envolvidos. A medida visa impedir que o grupo continue atuando e garantir a recuperação de parte dos recursos desviados.

A Operação Primus contou com o apoio da Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-BA) e da Agência Nacional do Petróleo (ANP), responsáveis pelo acompanhamento técnico e fiscal do setor. Mandados de busca e apreensão também foram cumpridos em cidades do interior baiano, como Feira de Santana, onde houve apreensão de veículos e prisões de suspeitos.

As investigações seguem em andamento para identificar outros envolvidos e dimensionar o impacto financeiro do esquema. A Polícia Civil considera a operação uma das maiores já realizadas no estado contra fraudes no setor de combustíveis.

Fonte: Voz da Bahia







Av. Governador Lomanto Júnior - Edifício União Empresarial Center, nº 23 - Centro - Amargosa/BA.
Tel.: (75) 3634-3239 (Whatsapp) - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Vale FM - Todos os direitos reservados.