Eles circulavam livremente pelo espaço público, sem ninguém responsável à vista.
Na manhã desta quarta-feira (15), por volta das 7h, a reportagem flagrou uma égua e um potro soltos na Praça da Bandeira, ao lado da Prefeitura Municipal de Canavieiras. Eles circulavam livremente pelo espaço público, sem ninguém responsável à vista, o que suscitou preocupação entre moradores e motoristas.
Animais de porte grande em vias públicas representam riscos variados: trauma para os próprios bichos, acidentes com veículos, perigo para pedestres e impossibilidade de prever atitudes inesperadas dos animais.
- Em 2024, dois bovinos pretos que estavam soltos na Avenida Tucunaré, na Ilha de Atalaia, assustando motoristas e pedestres (relembre). E mais recentemente, dia 5 de setembro, moradores da Avenida Professora Helena Chaves, no bairro Sócrates Rezende, denunciaram a presença de um equino branco solto no meio da pista. Imagens registradas no local mostram o animal transitando entre carros, motos, caminhões, ciclistas e pedestres, obrigando-os a desviar para evitar acidentes (relembre). E esses são apenas alguns casos dos muitos que aconteceram na cidade nos últimos anos.
Quando casos como este da égua e do potro acontecem, há respaldo legal para punições. Segundo legislação pertinente, quem deixa animal de grande porte solto em via pública pode ser responsabilizado por crime de maus-tratos ou abandono de animais, com penalidades que incluem multa, apreensão do animal, e outras sanções administrativas. A presença desses animais também configura risco à segurança pública, podendo gerar acidentes de trânsito graves.
Da Redação CSFM





1




