O governo de Israel anunciou nesta sexta-feira (3) que está se preparando para a implementação imediata da primeira etapa do plano de paz dos EUA, após sinais de acordo do Hamas. O comunicado do gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu informou que a medida inclui a libertação imediata de todos os reféns.
“Continuaremos a trabalhar em plena cooperação com o presidente e sua equipe para encerrar a guerra, seguindo os princípios estabelecidos por Israel, alinhados à visão do presidente Trump”, disse o comunicado.
De acordo com a mídia local, a cúpula política de Israel orientou as forças militares a reduzir operações ofensivas em Gaza após a sinalização do Hamas.
Mais cedo, o grupo palestino concordou com partes do plano norte-americano, que prevê libertação de reféns e a entrega do território a um organismo palestino independente, baseado no consenso nacional palestino e com apoio árabe e islâmico.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nas redes sociais que acredita que o Hamas esteja pronto para uma “paz duradoura” e pediu que Israel interrompa imediatamente os bombardeios em Gaza, garantindo que a libertação dos reféns seja feita com segurança e rapidez. Trump também agradeceu aos países que ajudaram a mediar o acordo.
Fonte: CNN Brasil





1




