Bahia notificou, nesta sexta-feira (3), um caso suspeito de intoxicação por metanol em Salvador. Segundo o Ministério da Saúde, o paciente precisou ser internado. No mesmo estado, também é investigada uma morte em Feira de Santana com possível relação à substância.
No Brasil, já foram registradas 113 notificações de intoxicação. A maioria dos casos ocorreu em São Paulo, com 101 ocorrências, sendo 11 confirmadas e 90 ainda em análise. Pernambuco registrou 6 notificações, a Bahia 2, o Distrito Federal 2, enquanto Paraná e Mato Grosso do Sul contabilizam 1 caso cada. Ao todo, 12 mortes estão sob investigação, sendo uma já confirmada em São Paulo.
Perigo do metanol
O metanol é uma substância química altamente tóxica que pode estar presente em bebidas adulteradas. Mesmo em pequenas quantidades, pode causar náuseas, vômitos, dores de cabeça, convulsões, problemas de visão, insuficiência respiratória e até a morte.
O Ministério da Saúde alerta a população para evitar o consumo de bebidas de origem duvidosa e recomenda comunicar imediatamente à Vigilância Sanitária qualquer suspeita de intoxicação.
Fonte: Blog do Valente





1




