Notícias

07/08/2025 09:21

A canção é considerada o marco inicial do gênero.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sancionou nesta quarta-feira, 6 de agosto, em Brasília (DF), o Projeto de Lei nº 4187/24, que institui o dia 17 de fevereiro como o Dia Nacional da Axé Music.

A data faz referência à apresentação da música "Fricote", do cantor Luiz Caldas, durante o Carnaval de Salvador de 1985. A canção é considerada o marco inicial do gênero.

O projeto havia sido aprovado no Senado em 2 de julho, após tramitação na Câmara dos Deputados em fevereiro, e aguardava sanção presidencial.

A assinatura da lei ocorreu durante cerimônia que também oficializou o reconhecimento do Carnaval do Rio de Janeiro como manifestação da cultura nacional.

Participaram do evento a deputada federal Lídice da Mata (PSB), autora da proposta; a ministra da Cultura, Margareth Menezes; o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro; e a cantora Daniela Mercury.

A sanção ocorre no mesmo ano em que se celebram os 40 anos da Axé Music, marco comemorado no Carnaval de 2025.

 

Fonte: G1 Bahia







RedeRBR
Av. Governador Lomanto Júnior - Edifício União Empresarial Center, nº 23 - Centro - Amargosa/BA.
Tel.: (75) 3634-3239 (Whatsapp) - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Vale FM - Todos os direitos reservados.