Na noite da última terça-feira e na madrugada desta quarta-feira (26), dois cavalos foram vistos circulando pelas ruas de Amargosa. O primeiro flagrante aconteceu na ladeira da faculdade, próximo à Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Mais tarde, por volta da 1h da manhã, os mesmos animais apareceram na Avenida Dr. Luís Sandes, em frente a um posto de gasolina, bem no cruzamento do semáforo.
Animais soltos em vias públicas representam um grande risco para motoristas, motociclistas e pedestres. Em estradas e avenidas movimentadas, um cavalo pode causar acidentes graves, principalmente à noite, quando a visibilidade é reduzida. Além disso, os próprios animais ficam vulneráveis, podendo se machucar ou até morrer em caso de atropelamento.
No Brasil, a responsabilidade pelos animais soltos nas ruas é dos seus proprietários. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), deixar animais de grande porte soltos em vias públicas pode ser considerado uma infração, sujeita a multa e apreensão do animal. Além disso, se houver um acidente causado pelo animal, o dono pode responder civil e criminalmente, podendo ser obrigado a indenizar vítimas e até responder por crimes como omissão de cautela na guarda de animais e homicídio culposo, dependendo do caso.
Da redação - Vale FM