A expectativa é que a medida resulte em melhorias no aprendizado e nas relações interpessoais, alinhando-se a estudos internacionais que apontam benefícios semelhantes em instituições europeias que adotaram políticas restritivas ao uso de dispositivos eletrônicos.
O ano letivo de 2025 inicia-se nesta segunda-feira (10), em Canavieiras, com uma mudança significativa nas redes municipal, estadual e particular de ensino: a implementação da Lei nº 15.100/2025, que restringe o uso de dispositivos eletrônicos, como celulares e tablets, nas dependências escolares. A medida visa promover um ambiente mais propício ao aprendizado e à interação social entre os estudantes.
Pioneirismo da Escola Kennedy
A Escola Kennedy, instituição particular em Canavieiras, antecipou-se à legislação e adotou a restrição ao uso de celulares desde 2024. De acordo com a diretora Cláudia Guimarães e a coordenadora pedagógica do ensino fundamental II, Márcia Moure, idealizadora da iniciativa, os resultados foram positivos. Elas destacam melhorias na interação interpessoal dos alunos, maior foco nas atividades acadêmicas e uma evolução geral no comportamento dos alunos.
Estudantes da Escola Kennedy, em Canavieiras, na volta às aulas. Foto: Dan Oliveira/ CSFM
Desafios no Colégio Estadual Modelo
No Colégio Estadual Modelo, a implementação da nova lei começou nesta segunda-feira (10), com o início das aulas. O diretor Silvan Avelino reconheceu as dificuldades em restringir o uso de celulares, especialmente devido ao tamanho da instituição. E, para enfrentar esse desafio, o colégio irá promover ações de conscientização direcionada a alunos, pais e professores. A expectativa é que a medida resulte em melhorias no aprendizado e nas relações interpessoais, alinhando-se a estudos internacionais que apontam benefícios semelhantes em instituições europeias que adotaram políticas restritivas ao uso de dispositivos eletrônicos.
O professor de história do Colégio Modelo, José Frazão, reconhece as dificuldades inerentes à implementação da medida, mas enfatiza que o corpo docente está comprometido em garantir que os celulares permaneçam guardados durante as aulas. Ambas as instituições ressaltam que, embora haja momentos em que o uso de dispositivos eletrônicos seja necessário para atividades pedagógicas, essas situações serão exceções e ocorrerão sob atenta supervisão.
Estudantes do Colégio Modelo de Canavieiras no início às aulas. Foto: Dan Oliveira/ CSFM
Estudos e Perspectivas
A discussão sobre a proibição de celulares em ambientes escolares é global. Estudos indicam que o uso excessivo de smartphones está associado a distrações, redução do desempenho acadêmico e impactos negativos na saúde mental dos estudantes. No entanto, pesquisas recentes, como a conduzida pela Universidade de Birmingham, sugerem que a proibição isolada dos dispositivos não resulta necessariamente em melhorias significativas no desempenho acadêmico ou no bem-estar dos alunos. Os pesquisadores recomendam que a restrição seja parte de uma estratégia mais ampla, que inclua orientações sobre o uso responsável da tecnologia tanto dentro quanto fora do ambiente escolar.
A implementação da Lei nº 15.100/2025 em Canavieiras reflete um esforço para aprimorar o ambiente educacional, promovendo maior concentração e interação social entre os estudantes. Embora a eficácia da proibição de dispositivos eletrônicos dependa de uma abordagem abrangente, que envolva toda a comunidade escolar e, principalmente os pais e responsáveis dos estudantes, já que a medida é vista como um passo importante para o fortalecimento da educação e para a formação de indivíduos mais engajados e conscientes.
Da Redação CSFM