No sábado (1º), o senador Davi Alcolumbre (União-AP) foi reeleito presidente do Senado Federal com 73 votos, superando os concorrentes Marcos Pontes (PL-SP) e Eduardo Girão (Novo-CE), que obtiveram 4 votos cada. A eleição, realizada às 15h12, contou com a participação de todos os 81 senadores, e o resultado foi proclamado às 15h19.
Alcolumbre, que já havia ocupado o cargo de presidente do Senado entre 2019 e 2020, consolidou sua reeleição com o apoio de uma ampla base política, que inclui partidos da base governista e da oposição, como PSD, PL, MDB, PT, União, PP, PSB, Republicanos e PDT. Sua vitória reflete o fortalecimento de sua influência política dentro da Casa.
Agora, Alcolumbre enfrenta o desafio de equilibrar os interesses da base e da oposição, incluindo o PL, que tem a segunda maior bancada no Senado. O novo presidente se comprometeu a dar mais protagonismo ao Senado, defendendo que a Câmara não tenha a palavra final sobre projetos originários da Casa e propondo a retomada do trâmite das medidas provisórias.
Da redação - Vale FM