Notícias

1 05/11/2024 11:49

Programa foi anunciado nesta terça-feira (5) pelo governo federal

O governo anunciou, nesta terça-feira (5), a criação de um programa para melhorar a experiência de passageiros com transtorno do espectro autista (TEA) e outras neurodivergências nos aeroportos brasileiros. A iniciativa prevê a instalação de 20 salas especiais até 2026, com adaptações voltadas a cerca de 200 mil passageiros desse perfil que circulam anualmente pelos terminais.

O programa, parte do Viver Sem Limites II, inclui salas multissensoriais para estimular relaxamento e concentração, além de áreas de acomodação com estímulos reduzidos para momentos de crise. Também serão oferecidos treinamentos para os profissionais do setor e ações de conscientização para passageiros e funcionários.

Seis salas serão inauguradas no primeiro trimestre de 2025, com foco nos principais aeroportos do país. O Ministério de Portos e Aeroportos destacou que a medida visa não só apoiar os passageiros com TEA, mas também seus familiares. O ministro Silvio Costa Filho enfatizou a importância de iniciativas inclusivas e desafiou as concessionárias a liderarem o projeto, oferecendo benefícios em premiações para os melhores aeroportos.

Atualmente, existem quatro salas sensoriais em funcionamento, com uma nova prevista para inauguração em Natal, em novembro. A meta é expandir a cobertura para todos os aeroportos das capitais e os de maior fluxo de passageiros, sem custo para a União.

 

Da Redação
Fonte: Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil

 







Av. Governador Lomanto Júnior - Edifício União Empresarial Center, nº 23 - Centro - Amargosa/BA.
Tel.: (75) 3634-3239 (Whatsapp) - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Vale FM - Todos os direitos reservados.