Iniciada em 22 de outubro, a Operação Hórus tem como meta combater o crescente índice de violência na Grande Salvador e permanecerá ativa por tempo indeterminado, conforme divulgado pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) nesta quarta-feira (30).
Segundo a SSP, desde o começo da operação, houve uma redução expressiva de 57% no número de homicídios. Essa análise foi feita comparando-se 28 casos registrados entre 14 e 20 de outubro com apenas 12 ocorrências entre 21 e 27 de outubro, que inclui o dia anterior ao lançamento da operação.
Para reforçar a segurança na região, foram mobilizados pelo menos 120 policiais e aproximadamente 30 viaturas. A operação conta com a participação de agentes da Caatinga, que atuam em regime de escala. A estratégia adotada envolve o aumento do patrulhamento e ações direcionadas contra facções criminosas, complementadas por um trabalho de inteligência.
A implementação da Operação Hórus ocorreu após uma das semanas mais violentas do ano, na qual 15 pessoas foram mortas a tiros em um único dia, em 16 de outubro, estabelecendo um recorde de violência para 2024, conforme dados do Instituto Fogo Cruzado.
Da Redação