O filho de Gal Costa, Gabriel Penna Burgos Costa, 18 anos, vai criar uma fundação cultural em homenagem à mãe. A decisão foi homologada em um acordo extrajudicial com as primas da cantora, Verônica Silva e Priscila de Magalhães.
As duas tinham acionado a Justiça em março deste ano para validar um testamento de 1997, no qual Gal destinava seu patrimônio a uma organização sem fins lucrativos para formar músicos e promover festivais. O testamento foi anulado pela cantora em 2019.
Os familiares chegaram a um consenso na tarde do dia 1º de abril, durante uma reunião online. Após o acordo, os advogados de Verônica e Priscila solicitaram o arquivamento do processo.
No acordo extrajudicial, Gabriel se compromete a criar a fundação ao fim do inventário, processo que decidirá os destinatários da herança de Gal. O espólio, cujo valor exato é desconhecido, inclui uma mansão, obras de arte, dois automóveis de luxo, jóias e contas bancárias no Brasil e exterior.
Estima-se R$ 20 milhões, que ainda serão abatidos pelas dívidas deixadas. Ainda deverá ser contabilizado o patrimônio deixado por Gal em direitos autorais por suas obras, enquanto intérprete.
Os valores não podem ser informados, segundo o Ecad, entidade brasileira responsável pela arrecadação e distribuição dos direitos autorais das músicas aos autores e demais titulares.
*Correio