Pronto para elaborar o seu planejamento orçamentário? Não se assuste com essa palavra grande, pois ela irá auxiliá-lo na realização de seu sonho dentro de um mês, semestre, etc. a depender do tamanho dos seus objetivos. Esse planejamento pode ser seu ou da família, neste caso o ideal é que a família participe e esteja consciente das decisões tomadas. Não é uma tarefa simples, mas treinando você consegue, acredite! Para facilitar, este exercício é para um planejamento orçamentário mensal. Vamos começar!
Defina o que você quer alcançar daqui a um mês - esse será o seu objetivo. Pode ser pintar a casa ou trocar o óleo do carro. Em seguida, veja o valor necessário para alcançar esse objetivo, e não se esqueça de sempre anotar os dados.
Depois, verifique direitinho quanto você recebeu nos últimos seis meses. Some tudo e divida também por seis para encontrar o valor médio mensal do seu ganho.
Próximo passo é identificar todos seus gastos dos últimos seis meses. Some tudo e depois divida por seis. Se você não tiver essas informações, pegue as anotações do que gastou mês passado – e esse montante será o seu gasto mensal. É importante acrescentar um valor para imprevistos (como remédios), e, se possível, também adicione recurso para poupar/investir.
Agora, faça esta breve continha: o valor do seu ganho menos o valor do seu desembolso (gasto + imprevisto + poupança/investimento). O resultado é suficiente para alcançar o seu objetivo? Se for, ótimo! Basta manter esses ganhos e desembolsos que o seu objeto será alcançado. Mas, se não for, você precisa fazer ajustes: aumentar o que ganha e/ou gastar menos. Você também pode mudar o seu objetivo para outro mais barato, mas isso não é o ideal. Se desafie e busque alternativas para não abandonar o seu sonho. Atenção! Caso algum dado mude (entrada ou desembolso aumentar/ reduzir), você precisará revisar o seu orçamento.
Essa é uma tarefa saudável e que exige disciplina, determinação e foco. Você pode anotar no papel, usar planilhas ou aplicativos - o que fica melhor para você. Planejamento orçamentário é um processo contínuo, pois assim que você alcançar um objetivo já poderá traçar outro, e, dessa maneira, você estará construindo o seu futuro desejado de forma planejada. Não existe um modelo perfeito, mas aquele que será sua estratégia para realizar o seu sonho. Você se confundiu com as palavras desembolso, gasto, despesa e custo? Achou que tudo é a mesma coisa? Semana que vem verá que são diferentes e que esse entendimento pode ajudá-lo na redução dos seus gastos. Até breve!