Notícias

02/09/2026 09:25

Desentendimento entre ministros ocorreu após divulgação de mensagens de Daniel Vorcaro e foi seguido por novos pedidos de afastamento no Senado.

A tensão dentro do Supremo Tribunal Federal (STF) aumentou nesta terça-feira (1º) após uma discussão entre os ministros Alexandre de Moraes e André Mendonça. O episódio ocorreu no mesmo dia em que vieram a público mensagens encontradas pela Polícia Federal no celular de Daniel Vorcaro, ex-banqueiro do Banco Master.

Segundo relatos publicados por veículos de imprensa, Moraes e Mendonça tiveram um forte desentendimento nos bastidores do Supremo. A segurança da Corte teria sido acionada para conter os ânimos. Não há, porém, confirmação oficial de que os ministros tenham chegado a uma tentativa de agressão física.

O atrito está relacionado à decisão de Mendonça de retirar o sigilo de documentos que fazem parte da investigação envolvendo Vorcaro. Entre o material estão mensagens nas quais o empresário procurava Moraes para tratar de assuntos relacionados às investigações e chegou a perguntar se deveria deixar o país antes de uma possível prisão.

Mendonça defende que o conteúdo seja analisado pelo plenário do STF. A divulgação das mensagens também provocou questionamentos sobre a relação entre o ministro e o empresário. Até o momento, o material divulgado não demonstra que Moraes tenha atendido aos pedidos feitos por Vorcaro.

A repercussão do caso chegou ao Senado. O senador Carlos Viana apresentou um pedido de impeachment contra Moraes, enquanto a senadora Damares Alves anunciou que também pretende apresentar uma representação contra o ministro. Outros parlamentares passaram a defender medidas semelhantes após a divulgação das mensagens.

Apesar da pressão política, não existe atualmente um processo de impeachment aberto contra Moraes. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, afirmou que há 109 pedidos de impeachment contra ministros do STF e classificou o número como elevado.

Cabe ao Senado analisar eventuais denúncias por crime de responsabilidade contra ministros do Supremo. Para que um processo avance, é necessário que a Presidência da Casa dê prosseguimento à denúncia.

O caso ainda está em discussão dentro do STF, enquanto também são avaliados os questionamentos sobre as mensagens de Vorcaro e os procedimentos adotados durante a investigação.


Redação: Vale FM 







RedeRBR
Av. Governador Lomanto Júnior - Edifício União Empresarial Center, nº 23 - Centro - Amargosa/BA.
Tel.: (75) 3634-3239 (Whatsapp) - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Vale FM - Todos os direitos reservados.