Notícias

16/09/2025 09:14

Entre janeiro e o dia 10 de agosto, 10.187 acidentes de trabalho e doenças ocupacionais foram comunicados por empregadores baianos através do Canal de Denúncia Trabalhista do Ministério do Trabalho e Emprego. Nesse mesmo período, 63 óbitos decorrentes de acidentes foram notificados por empregadores.

Conforme o número de denúncias, foram registrados este ano, em média, 1.390 acidentes de trabalho por mês. O índice é 10,3% maior que a média do ano passado, quando foram notificadas, entre janeiro e dezembro, 15.123 ocorrências.

O número inclui também doenças ocupacionais, aquelas desencadeadas por determinadas atividades laborais em função da existência de riscos inerentes a elas, como enfermidades relacionadas à ergonomia - a exemplo das lesões por esforços repetitivos (LER) - e às doenças mentais.

A falta de segurança para os trabalhadores é refletida no ofício da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Bahia (SRTE/BA), que investiga acidentes de trabalho e adoecimento. Segundo o órgão, entre abril de 2024 e abril de 2025, 113 empresas foram embargadas ou interditadas por auditores-fiscais do trabalho em virtude da constatação de grave e iminente risco à vida dos trabalhadores.

Idealizado pela iniciativa SmartLab de Trabalho Decente, o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho reúne informações sobre as atividades com maior número de acidentes e afastamentos e os principais motivos de lesões. As informações têm como base registros de acidentes de trabalho do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

 

 

*Correio







RedeRBR
Av. Governador Lomanto Júnior - Edifício União Empresarial Center, nº 23 - Centro - Amargosa/BA.
Tel.: (75) 3634-3239 (Whatsapp) - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Vale FM - Todos os direitos reservados.