O pronunciamento foi feito após visita do chanceler iraniano Abbas Araghchi ao Kremlin, em Moscou, nesta segunda-feira (23).
Na manhã desta segunda-feira (23), o chanceler iraniano Abbas Araghchi foi recebido pelo presidente russo Vladimir Putin em Moscou. Durante o encontro, Putin reiterou que a Rússia considera sem justificativa os recentes ataques dos EUA às instalações nucleares do Irã (relembre), classificando-os como "agressão não provocada".
No mesmo dia, Putin manteve contato telefônico com o primeiro-ministro iraquiano Mohammed Al-Sudani. Na conversa, ambos condenaram ações que violam a Carta da ONU e alertaram para os riscos imprevisíveis que tais medidas representam para a estabilidade da região e a segurança global . O diálogo incluiu discussão sobre a situação no Oriente Médio e o papel do Opep+, com ênfase na coordenação para amenizar os impactos nos mercados energéticos mundiais.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores da Rússia, o país condena veementemente os ataques americanos ao Irã e conclama ao fim imediato das hostilidades.
Da Redação CSFM