Notícias

1 21/05/2025 17:40

O presidente Lula assinou nesta quarta-feira (21) uma medida provisória que muda regras no setor elétrico e amplia a tarifa social de energia elétrica. A proposta prevê isenção total da conta de luz para cerca de 40 milhões de brasileiros de baixa renda e descontos para outros 60 milhões. No entanto, o custo dessa gratuidade será repassado para os demais consumidores, principalmente os que têm maior poder aquisitivo.

A medida foi apresentada em cerimônia com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Segundo o ministro, os efeitos são imediatos, mas o texto ainda precisa passar pelo Congresso Nacional em até 60 dias, com possibilidade de prorrogação por mais 60.

De acordo com o governo, a intenção é aliviar os gastos das famílias mais vulneráveis. No entanto, a medida levanta questionamentos sobre a sustentabilidade do modelo, já que milhões de brasileiros que não se enquadram na tarifa social deverão arcar com o aumento para cobrir os benefícios dos demais.

A proposta faz parte de um pacote de ações do governo federal que visa reduzir desigualdades sociais, mas pode pesar ainda mais no bolso de quem já lida com altos custos de vida, especialmente em um cenário de inflação e aumento nas tarifas de serviços básicos.

 

Redação: Vale FM







Av. Governador Lomanto Júnior - Edifício União Empresarial Center, nº 23 - Centro - Amargosa/BA.
Tel.: (75) 3634-3239 (Whatsapp) - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Vale FM - Todos os direitos reservados.