Nesta sexta-feira, 6 de outubro de 2024, o IBGE informou que 56,6 mil brasileiros vivem em tendas ou barracas de lona, plástico ou tecido. Isso representa 35,3% dos 160 mil habitantes de moradias improvisadas, correspondendo a 0,03% da população do país.Nesta sexta-feira, 6 de outubro de 2024, o IBGE informou que 56,6 mil brasileiros vivem em tendas ou barracas de lona, plástico ou tecido. Isso representa 35,3% dos 160 mil habitantes de moradias improvisadas, correspondendo a 0,03% da população do país.
Essas moradias incluem locais como construções abandonadas, calçadas, viadutos e veículos, mas o levantamento não abrange todas as pessoas em situação de rua. Desde 2010, o número de pessoas vivendo em condições improvisadas caiu 43%, embora a mudança na metodologia do Censo dificulte comparações precisas.
Bruno Perez, analista do IBGE, explicou que a coleta de dados é difícil, pois essas pessoas mudam de local frequentemente. Ele ressaltou que os números mostram precariedade, mas não incluem toda a população de rua.
O levantamento também revelou que 1.875 mil pessoas vivem em veículos, sendo a maioria no Amazonas, São Paulo e Rio Grande do Sul. Além disso, 27 mil brasileiros residem em abrigos naturais, como cavernas, destacando a complexidade da situação habitacional.