Ancelotti já realizou reuniões com Paulo Victor, técnico da seleção brasileira sub-20
O técnico Carlo Ancelotti iniciou o planejamento da seleção brasileira para a Copa do Mundo de 2030 com atenção voltada às categorias de base. Após a eliminação do Brasil nas oitavas de final do Mundial de 2026, o treinador italiano anunciou que faria uma renovação no elenco e passou a acompanhar jogadores mais jovens.
Ancelotti já realizou reuniões com Paulo Victor, técnico da seleção brasileira sub-20, que prepara a equipe para amistosos contra a Bolívia antes da disputa do Sul-Americano da categoria em 2027. O objetivo da comissão técnica é ampliar o acompanhamento de atletas que podem integrar o ciclo até o próximo Mundial.
Entre os jogadores observados está Pedro Ferreira, meio-campista do São Paulo campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2025 e bicampeão da Copa do Brasil sub-20. O Palmeiras também aparece como um dos clubes mais acompanhados pela comissão, com cinco atletas na lista da seleção sub-20, incluindo o atacante Heittor Vinicius, de 18 anos, que já estreou pelo time profissional.
Além das categorias de base, Ancelotti pretende acompanhar partidas dos campeonatos sub-20 e dos principais torneios nacionais para identificar jogadores que possam ocupar posições consideradas carentes na seleção.
Uma das áreas que deve passar por mudanças é a lateral. Para a Copa de 2026, o Brasil contou com Danilo, Alex Sandro e Douglas Santos, todos acima dos 30 anos. Wesley, de 22 anos, que era cotado para ser titular antes de sofrer uma lesão às vésperas do Mundial, segue como uma das opções para o novo ciclo.
A defesa também pode ter renovação. Marquinhos, de 32 anos, está entre os jogadores que podem dar espaço para novos nomes, como Vitor Reis, do Manchester City. No meio-campo, a comissão técnica busca alternativas para a posição de camisa 10, diante da possibilidade de Neymar não disputar o próximo Mundial.
No ataque, jogadores como Estêvão, Rayan e Endrick aparecem como nomes para o futuro da seleção, além de atletas que participaram do último ciclo, como Vinicius Junior, Rodrygo, Matheus Cunha e Raphinha.
Os primeiros testes da nova fase da equipe devem ocorrer nos amistosos contra Austrália, nos dias 25 e 29 de setembro, e Índia, no dia 3 de outubro. Segundo Ancelotti, os jogos serão utilizados para avaliar novos jogadores e iniciar a preparação para a Copa América de 2028 e a Copa do Mundo de 2030.
Da Redação CSFM






